top of page

O uso de sapatos nas crianças

Você sabia que a planta dos pés são ricas em terminações nervosas que enviam informações sensoriais para o nosso cérebro?

Essas informações sensoriais são extremamente importantes para: aumentar a ativação dos músculos dos pés contribuindo para formação do arco longitudinal medial do pé (curvinha); auxiliar no desenvolvimento do equilíbrio, coordenação e contribui para o desenvolvimento da consciência corporal favorecendo a aprendizagem da marcha.

Estudos indicam que o uso de calçados na primeira infância é prejudicial para o desenvolvimento do arco do pé favorecendo as crianças a desenvolverem pés planos. .

Deste modo, os estímulos sensoriais se tornam importantes e necessários tanto em crianças típicas quanto nas crianças com disfunções neurológicas. .

Para realizar estimulação sensorial nos pés das crianças sugerimos as seguintes atividades: desenhar com os pés, pegar objetos com os dedos, brincar com massinha, tintas, grãos (Passe para o lado e veja exemplos).

O andar e pisar em superfícies variadas, tais como: grama, areia, terra, grãos também é uma ótima atividade sensorial.

Estes estímulos contribuem para desenvolvermos habilidades motoras importantes. .

Lembre-se cada criança é única e cada caso deve ser analisado conforme as demandas e necessidades de cada um. Está precisando de ajuda? Entre em contato conosco!




Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page