top of page

Fisioterapia na Lesão Medular

Após uma lesão medular os pacientes apresentam deficiências em estrutura e função do corpo, tais como: diminuição da força, da coordenação, da sensibilidade, da percepção e cognição e do condicionamento. Assim como limitações nas trocas funcionais, nas transferências, no equilíbrio, no alcance nas manipulações, na locomoção e na marcha.

Além de restrições para trabalhar, estudar, realizar atividades de lazer dentre outras. A reabilitação é de extrema importância para melhorarmos estes componentes garantindo aumento da função e participação do indivíduo. Através de um programa com intervenções específicas podemos aumentar a ativação muscular e sensorial principalmente abaixo do nível da lesão. Isso ocorre por causa da neuroplasticidade, ou seja, da capacidade que nosso sistema nervoso possui de se reorganizar a nível medular e cortical.

O vídeo desta postagem ilustra esse processo, após uma lesão medular incompleta a condução nervosa está reduzida tanto das vias que descem quanto nas que sobem para o cérebro. Com os exercícios novas vias de condução nervosa serão formadas promovendo melhora da força, da sensibilidade, da percepção corporal e do equilíbrio.

Lembre-se “USE IT OR LOSE IT” – use ou perca! Ou seja, pouco estímulo e inatividade teremos perda por desuso. Entretanto, se existe motivação, participação ativa, intensidade e especificidade adequada, seu cérebro, medula e estrutura corporal responderão com melhora.


Vamos movimentar!












Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page